Perito Judicial o Auxiliar da Justiça
O Perito é o profissional que se especializou em um determinado ramo de atividade ou assunto, que tem habilidade e experiência em determinado tema, ou seja, é o especialista no assunto.
Os Auxiliares da Justiça participam dos processos de justiça implementando a prestação de serviços judiciais e tem suas atribuições reguladas pelas normas e leis judiciárias. Entre outros, os auxiliares da justiça são: Perito, depositário, administrador, intérprete, escrivão e oficial de justiça.
O Auxiliar da Justiça pode ser permanente ou eventual. Os permanentes estão em praticamente todos os processos judiciais, como o distribuidor, o escrivão e o oficial de justiça; já os eventuais são aqueles que atuam em alguns tipos de processos de forma esporádica, como por exemplo o perito e o intérprete.
O Perito Judicial é o auxiliar da justiça que participa do processo judicial prestando um serviço especializado, é nomeado pelo Juiz quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico de um especialista no tema, como por exemplo Engenharia Elétrica, onde é nomeado um Perito Engenheiro Eletricista.
A função do perito é responder aos quesitos formulados pelas partes do processo, executar as diligências e as atividades periciais necessárias para elaborar um laudo pericial sobre o tema em questão.
Perito Engenheiro Eletricista - Leonardo Silva Luiz
Perícia Engenharia Elétrica
Comments